contador de visita para site
gallery/1435337774_facebook
gallery/1435337799_twitter

Praia Grande realiza o I Encontro de Agentes Comunitários de Saúde.

Evento foi organizado em homenagem ao dia do Agente Comunitário

Em comemoração ao Dia do Agente Comunitário (4 de outubro), Praia Grande realizou o I Encontro de Agentes Comunitários de Saúde, na segunda-feira (8). Os cerca de 400 agentes puderam se reunir e aproveitar um dia cheio de homenagens através de palestras, apresentações de dança, música e muito mais.

A História do Início do Programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF) foi contada pelo primeiro coordenador do Programa na Cidade, Doutor Francisco Ádua Espósito, que falou também sobre a importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Eles são a ponte entre a população e o sistema de saúde. Todos os trabalhos são importantes dentro do Programa, mas sem os ACS nada é possível”, explicou.

Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, muitas vezes, os agentes vão além de suas funções básicas e auxiliam todo o processo de construção do sistema de saúde no Município. “Agradeço a toda a equipe, realmente é muito emocionante participar desse momento. Gostaria de lembrar que graças aos agentes comunitários conseguimos desenvolver com sucesso as conferências municipais de saúde, onde a população participou maciçamente e ajudou a construir nosso Plano Diretor”, disse.

Para os agentes, o dia realmente valeu a pena. “Estou muito emocionada, passou um filme pela minha cabeça. Eu fiz o primeiro concurso para agente comunitário e estou há 14 anos na função, realmente nosso vínculo com a população é grande e ter esse reconhecimento é muito bom”, afirmou Rosa Helena Miranda Maciel, da Usafa Guaramar.

Já Elizabete Aparecida Santos Silva, agente comunitária da Usafa Mirim II, que está há 3 anos na função, o trabalho é muito prazeroso. “ Eu gosto muito de conversar, de conhecer as pessoas. Todo mundo já me conhece então consigo fazer o trabalho de maneira tranquila”, explicou.

O evento foi realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Sesap, em parceria com a Atenção Básica e a coordenação dos Agentes Comunitários. “Hoje vimos aqui as pessoas confraternizando, se capacitando e também se divertindo. Tudo isso é muito importante para o bom andamento do trabalho e para o próprio desenvolvimento de cada profissional. Com certeza, eles merecem essa homenagem, visto que são o primeiro vínculo da Sesap com a população e são também a maior categoria da pasta”, afirma a coordenadora dos Agentes, enfermeira Vanessa Naomi Oshiro.

Saúde da Família - O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 27 unidades: 23 Usafas (Unidades de Saúde da Família) e 4 UBS em fase de transição para Usafa, além de 9 Academias da Saúde. Somente nos últimos dois anos, a Cidade ganhou sete novas Usafas.

As ótimas condições estruturais das unidades propiciam para os pacientes e profissionais maios conforto. A Cidade tem mais de 70 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população.

Subsecretaria de Comunicação

Município de Praia Grande

Contatos: (13) 3496-2010 / 2186 / 2216 /2195